segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Protestos em Sucre - Bolívia por César Rosati


Foto: Martón Alipaz/EFE
Manifestantes contra a reforma constitucional de Evo Morales enfrentam a polícia em Sucre na Bolívia(25/11/2007).O protesto já deixou mais de cem feridos e causou tumultos em toda a Bolívia.
Evo prega que a nova constituição dará maior autonomia para os indígenas, povo até então excluido da vida política boliviana, entretanto os conservadores locais (direitistas) acabaram por boicotar a constituinte.
Qual é a analise possível dessa situação ?
Bom, o senhor presidente boliviano em exercício é um indigena, portanto o próprio tem o intuito em favorecer sua classe, ou seja, com um tom de discurso retórico, o mesmo lembra das mazelas feitas contra os indios da Bolívia mas quer que seu grupo tenha maior autonomia para com a vida política boliviana.
Entretanto, todavia, contudo, os indíginas são maioria na Bolívia certo? ( mais de 55% da população é indigena no páis) partindo desse princípio, a constituição boliviana devia, desde os primórdios, favorecer a população da Bolívia acima de tudo não concorda ? Entretanto como em todo bom país subdesenvolvido, a constituição visa os interesses dos detentores do poder monetário e não da população.
Partindo desse princípio, vemos um paradigma boliviano e é complicado saber em qual frente se apoiar. Ao mesmo tempo que Evo luta pelos direitos dos indígenas fazendo uma nova constituição, o mesmo vai na contramão de seus ideais, pois dando maior autonomia para apenas uma parcela da população Morales irá marginalizar a outra parcela, criando uma atmosfera de exclusão social.

Nenhum comentário: